sábado, 24 de janeiro de 2009

ENTIDADES DENUNCIAM REDE CELPA DE NOVO PROGRESSO AO MINISTÉRIO PÚBLICO


A sociedade organizada de Novo Progresso, com assinatura de 21 entidades representativas na região da BR-163, composta de associações, sindicatos, clubes de serviço, e órgãos públicos protocolaram no último dia 20 de janeiro, uma denúncia formal, acusando a Rede Celpa de abusos para com os consumidores de energia elétrica na região. ..A cidade de Novo Progresso com 22.000 habitantes, Castelo de Sonhos com 6.500 habitantes, Moraes de Almeida com 4.500 habitantes, alem de Alvorada da Amazônia e outras 36 comunidades rurais são abastecidas atualmente com energia da Rede Celpa. Anteriormente a energia era gerada através de motores a combustão, sendo que nessa época já haviam freqüentes interrupções, ocasionando sérios problemas como interrupções de cultos religiosos, reuniões e eventos em geral, as quedas da energia causavam também muitos prejuízos financeiros para as empresas e o comércio em geral, ale´m dos constrangimentos oferecidos pela interrupção sem aviso.Após a entrada do fornecimento da usina PCHs Curuá, havia uma expectativa de que a situação pudesse melhorar, mas agora, vários meses depois, ao contrário o que se observa é justamente o contrário, o número de interrupções sem aviso subiu três vezes mais, com freqüência irregular. As pessoas reclamam que quando retorna a energia muitas vezes é altíssima a voltagem causando problemas nos equiamentos. O preço das contas de enrgia subiram, pois como são muito freqüentes as interrupções e os equipamentos tem que arrancarem usando três vezes mais força que o normal, o resultado tem sido um acentuado aumento da média de connsumo nas unidades consumidoras, fato facilmente observado nas faturas, comparando-se com épocas anteriores.Como em Novo Progresso e região não existe ainda Procon, ou qualquer agência de controle ou defesa dos consumidores, não há para quem recorrer. Algum tempo atrás foi pedido para a própria Rede CElpa enviar uma equipe técnica para vereficação do que está acontecendo, mas não se sabe se tal pedido foi atendido, sabe-se apenas que o problema persiste. Com a alta no valor das contas, muitos consumidores não estão conseguindo pagar, resultando em cortes no fornecimento sem ter nem a quem reclamar. Após seis meses nessa situação, a sociedade resolveu agir, formalizando denuncia ao Ministério Público em busca de auxílio, estão solicitando:a) Ação do Ministério Público em defesa da População; b) Que a Empresa Rede Celpa de explicações para a população sobre o que está acontecendo; c)Que a empresa venha a resarcir os consumidores prejudicados com queima de equipamentos devido a baixa qualidade da energia; d)Que o valor das contas sejam revistos e valores ressarcidos aos consumidores prejudicados com aumentos abusivos.Texto: Édio Rosa - Tribuna do Povofoto cj moraes

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